CRÉDITOS: http://carosamigos.terra.com.br/da_revista/edicoes/ed68/republica.asp
Que República ?
"Enquanto correm um processo administrativo na Procuradoria Geral da República no Ceará e um processo instaurado por uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal, os estudantes ainda pagam para estudar na UVA..."
Universidade gratuita, mas não muito
por Uyara de Sena
A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, CE, é uma universidade pública. Segundo a Constituição brasileira, deveria ser gratuita. Mas, na prática, é cobrada dos alunos uma série de taxas ilegais para estudar.Cinqüenta reais de mensalidade e cerca de vinte taxas que variam de 2 a 35 reais. Dentre elas, há taxas sobre muitos serviços que fazem parte do cotidiano do universitário, como solicitação de aproveitamento ou trancamento de disciplinas, histórico escolar, transferência ou readmissão no curso.
A boa notícia é que, na UVA, os estudantes não estão conformados com essa situação. Eles se organizaram no Movimento Estudantil de Luta e Resistência (Melur) e, além de protestos, conseguiram acionar o ministério público federal e estadual com base nas leis que garantem a gratuidade do ensino público. Exigiram o fim das taxas na universidade e uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para apurar o que se passa no Instituto de Estudos e Pesquisas Vale do Acaraú (IVA). Essa é uma entidade de natureza privada associada à universidade, que oferece cursos pagos e possui ligações com o grupo que há doze anos controla a reitoria.O Melur passou a se organizar a partir de 2000 durante um seminário em comemoração aos quinhentos anos do Brasil. Segundo Joannes Paulus, do Melur e do DCE-UVA em Fortaleza, a reitoria convidou representantes de universidades portuguesas e coagiu os estudantes a participarem do evento. Uma caravela construída pela reitoria trazia a inscrição: "Agradecemos aos portugueses por terem trazido aos pagos nordestinos os princípios de uma nova nação". A realização do seminário e o autoritarismo da direção da UVA foram o estopim para a organização de manifestações durante e depois do evento. Na ocasião, os estudantes foram vestidos de preto, simbolizando o luto pela morte da UVA pública e gratuita. "Nós lemos o manifesto que estava sendo distribuído entre os participantes: ‘Colonizado faz festa para colonizador’. Retiramos as fitas gomadas que tapavam nossas bocas e finalizamos com a frase: O silêncio acabou!", detalha.
A partir disso, os estudantes fizeram uma série de manifestações. Em 16 de maio de 2002, houve a primeira audiência pública, solicitada pelo deputado estadual João Alfredo (PT). Nessa ocasião, o procurador regional dos direitos do cidadão, Alessander Salles, estabeleceu que as ações da reitoria da UVA eram ilegais e recomendou o fim da cobrança de taxas. Como a reitoria não acatou essa recomendação, o MPF fez uma nova sugestão: não excluir da universidade os alunos que não pudessem pagar as taxas. Dessa vez, a reitoria prometeu aceitar a recomendação. Mas não o fez.
A justificativa do reitor José Teodoro Soares foi que qualquer decisão com relação às taxas dependeria de consulta à Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará, já que a cobrança está ancorada em uma lei estadual. O secretário Joaquim Cisne Neto não aceitou nos conceder entrevista. A reitoria da UVA também foi procurada, mas não respondeu às questões enviadas até o fechamento desta edição.
Enquanto correm um processo administrativo na Procuradoria Geral da República no Ceará e um processo instaurado por uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal, os estudantes ainda pagam para estudar na UVA.. Salles espera que a ação seja julgada antes do início do próximo semestre. Segundo ele, os argumentos a favor do fim da cobrança são suficientemente claros e o Tribunal de Justiça deve acatar a ação.
Se você também quiser se manifestar, mande seu e-mail para o reitor da UVA: reitoria@uvanet.br
A Pesquisa nacional: Heranças da era FHC
A menos de dois meses do fim do governo FHC, centros de pesquisas e universidades brasileiras que dependem dos recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e suas agências financiadoras vivem uma complicada situação. O corte de 43 por cento no orçamento do CNPq ameaça interromper o pagamento de bolsas e a rotina de pesquisadores, em especial os integrantes do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex).
Ao mesmo tempo em que os cientistas passam por esse "teste de nervos", como define a carta que os coordenadores do Pronex enviaram à Presidência da República e ao MCT para reclamar dos atrasos no financiamento dos projetos, o governo tenta aprovar ainda este ano no Congresso Nacional a Lei de Inovação Tecnológica (LIT). Com o objetivo de estimular a participação de pesquisadores no setor privado, a lei vai permitir que professores se afastem das universidades para participar de projetos no setor privado, e as universidades poderão ceder seus laboratórios e equipamentos para que as empresas utilizem. A aprovação da LIT completaria a implantação de uma nova política de financiamento da qual os fundos setoriais são os maiores exemplos.
Comentam a atual situação da pesquisa no país Glaci Zancan, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), e José Domingues de Godói Filho, professor da UFMT e coordenador do GT de Ciência e Tecnologia do Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes). Ronaldo Sardenberg, ministro da Ciência e Tecnologia, também foi procurado. Por estar em viagem, não pôde responder às perguntas e sua assessoria de imprensa sugeriu que as respostas fossem retiradas do Livro Branco da Ciência e Tecnologia, disponível no site do MCT.
Quais foram as diretrizes gerais do Governo FHC para a pesquisa no Brasil?
Glaci - O que houve foi uma reestruturação do sistema de ciência e tecnologia. Os núcleos de excelência foram instalados, o que era uma grande reivindicação da comunidade acadêmica. Depois, foi feita a reformulação dos fundos setoriais, e também criados os Institutos do Milênio, que ainda não estão funcionando, faltam recursos. Os fundos setoriais também não entraram ainda em operação. Essa reestruturação está só começando.
Godói Filho - Foram coerentes com a lógica da reforma do Estado feita nos últimos anos. O descompromisso com a educação e com a pesquisa foram totais. Vimos o governo diminuir suas responsabilidades e as instituições de pesquisa passavam a ser administradas por fundações de direito privado. Outra parte dessas instituições foi privatizada, caso dos centros de pesquisa de empresas estatais como Eletrobrás e Vale do Rio Doce. Esses centros sempre investiam muito em pesquisa e realizavam atividades com as universidades. As pesquisas, no entanto, não eram direcionadas para os interesses das empresas. A Unicamp e a Universidade de Ouro Preto, por exemplo, receberam, em meados dos anos 80, apoio da Petrobrás para criar cursos de pós-graduação. As duas únicas exigências feitas foram que as universidades montassem o melhor curso possível e que uma das linhas de pesquisa criadas fosse sobre petróleo.
Sardenberg - A partir de 2000, foram dados novos passos importantes, que significaram transformações tanto quantitativas como qualitativas, nas ações do MCT. Tome-se como exemplo a criação de uma nova estrutura de financiamento da pesquisa e da inovação, com base na gestão compartilhada e transparente e na busca de resultados – os catorze fundos setoriais implantados trazem renovado alento à C&T. Um conjunto de outros instrumentos foi estabelecido para acelerar o processo inovativo por parte de pequenas e médias empresas. Incubadoras de empresas, capital de risco, nova lei de informática, novos patamares de proteção da propriedade intelectual e normas adequadas de biossegurança, entre outros fatores, têm importância central e foram amplamente apoiados e disseminados.
Qual é o quadro da pesquisa no Brasil após o governo FHC?
Glaci - Em relação às bolsas, estamos sem alteração alguma. Isso é ruim, mas em geral não houve avanços nem retrocessos. O governo deixa hoje o legado de que não vai contingenciar o orçamento para pesquisa, e isso foi aprovado este ano na LDO. Ano passado, por contingência, foram usados somente 43 por cento do orçamento, isso é um absurdo.
Mas o governo tratou de inserir a pesquisa na pauta nacional. E, num país onde a demanda por tudo é grande, quem não estiver pautado fica a ver navios. Existe hoje uma percepção pública de que a pesquisa é importante para o país.
No mesmo contexto, o governo não investiu nas universidades públicas; 90 por cento da pesquisa brasileira é produzida em universidades. Isso foi extremamente ruim.
Godói Filho - O atual quadro da pesquisa no Brasil é desolador. Muitos pesquisadores apresentam seus projetos ao CNPq e a resposta que recebem é que o projeto é muito bom mas faltam verbas. O CNPq continua mantendo a não suplementação de bolsas e não há nem sequer a certeza de que as bolsas dos alunos que terminaram seus cursos sejam transferidas para outros estudantes.
Sardenberg - Vivemos um momento favorável, basicamente, porque o Brasil reúne hoje condições excepcionais de avançar no plano da C&T. A primeira e principal delas é que o governo demonstra vontade política crescente nesse sentido e a sociedade – por meio de suas instituições – responde favoravelmente.
Em matéria de C&T, o Brasil já é internacionalmente considerado país proficiente – categoria situada um passo adiante do rol dos países em desenvolvimento. No entanto, muito ainda precisa ser feito.
O que você acha da Lei de Inovação Tecnológica e dos fundos setoriais propostos pelo governo como novo modelo de financiamento da pesquisa nacional? Quais serão suas conseqüências?
Glaci - A lei ainda não chegou ao congresso, e acho que deva ser mais discutida com a academia. Ela será boa a partir do momento em que permite o estímulo à inovação nas empresas, o que é uma parte do sistema de pesquisa. Mas não podemos desistir da pesquisa na universidade, que é matriz de tudo isso. Acredito que devemos ampliar nossa agência de fomento que é o CNPq, onde não houve aumento algum no orçamento, mas sim aumento de demanda.
Godói Filho - Na minha opinião, a LIT tenta impor às universidades federais as reformas que o MEC não conseguiu implantar de forma explícita. Cria, por exemplo, a figura do professor sazonal e temporário, que é pior que a figura do professor substituto e transforma a universidade em um centro mercantil, a serviço das empresas.
Com relação aos fundos setoriais, acredito que modificaram totalmente a lógica que existia até então, que podia ter problemas, mas funcionava bem. Esses fundos possuem um grave problema: não surgem para desenvolver a chamada pesquisa básica, muito menos a pesquisa na área das ciências humanas. Na melhor das hipóteses, os fundos setoriais deveriam representar políticas complementares na área de ciência e tecnologia.
Sardenberg - A proposta de Lei da Inovação contempla novas formas de contratação que favorecem a mobilidade de pesquisadores das instituições públicas de modo a permitir sua atuação em projetos de pesquisa de empresas ou para constituir empresas de base tecnológica. Estabelece regras claras para a comercialização de inovações geradas com a participação de universidades ou instituições públicas de pesquisa. Propõe, ainda, novas formas de parcerias entre o setor público e privado, como a contratação ou encomendas ao setor privado de projetos de desenvolvimento tecnológico.
A criação e regulamentação dos fundos setoriais configuram avanço na constituição de um novo padrão de financiamento. Além do crescimento e da estabilidade do financiamento, a criação dos fundos setoriais lança as bases para uma gestão orientada para resultados, melhor distribuição regional dos recursos, maior articulação entre as várias áreas e níveis de governo e melhor interação entre a comunidade acadêmica e o setor produtivo.
Notas:
Ocupar para estudar
Os estudantes do campus Araguaína da Unitins, a Universidade Estadual do Tocantins, entraram em greve no fim de setembro para protestar contra o desvio pelo governo estadual de 30 milhões de reais das verbas da universidade para financiar bolsas de uma instituição privada. Os estudantes também reivindicam um prédio que atualmente é subtilizado pela Delegacia Regional de Ensino. Das sessenta salas do prédio, só sete são usadas. As outras 53 salas ficam vazias enquanto os cursos da Unitins sofrem com a falta de espaço. Os estudantes ocuparam o prédio. A polícia foi mandada para reprimir o movimento, defendendo as salas vazias do "risco" de terem uma utilidade, e retirou violentamente os estudantes do local. O uso do prédio permitiria a abertura de 160 novas vagas, públicas e gratuitas, na Unitins. Os estudantes seguem acampados em frente ao campus da universidade. A imprensa local, pressionada pela oligarquia Siqueira Campos, fica muda e o governo ignora o movimento. E assim se dá mais uma luta pelo ensino público no Brasil. Com estudantes tentando melhorias na educação sendo tratados como se fossem caso de polícia.
Punição "exemplar"
A Universidade Católica de Brasília (UCB) está tentando acabar com o movimento estudantil em seu interior. A reitoria abriu um processo administrativo que recomendou a expulsão de seis estudantes, devido a ocupação de um auditório durante um protesto por questões relacionadas a qualidade de ensino. Protestos que só ocorreram porque a universidade se recusa a abrir canais de diálogo. Alguns dos estudantes que estão sendo ameaçados de expulsão sequer estavam no protesto. Por que a UCB está processando especificamente estes estudantes, e por que escolheu alguns poucos nomes para punir por uma manifestação coletiva? Porque esses estudantes são alguns dos mais ativos na organização do movimento estudantil. A expulsão é uma medida para intimidar os alunos identificados como "lideranças" e que no passado já entraram na justiça contra aumentos abusivos de mensalidades. Os estudantes da UCB estão se organizando para impedir as expulsões. No fechamento desta edição o reitor da UCB ainda não havia decidido se expulsaria ou não os alunos.
Rumo ao sul
A segunda edição do Fórum Mundial de Educação já está marcada para os dias 19 a 22 de janeiro de 2003, às vésperas do Fórum Social Mundial, em Porto Alegre. São esperados cerca de 20.000 participantes. Mais de cem conferencistas e debatedores de 34 países estão confirmados para o II FME. O tema desse ano é "Educação e Transformação". O objetivo é seguir consolidando as bases de uma rede de resistência ao projeto neoliberal para a educação. Hoje existe uma rede de comunicação com educadores do mundo inteiro que mantém desperta a mobilização. "O Fórum Mundial de Educação não se resume a mais um evento", afirmou Eliezer Pacheco, secretário de Educação de Porto Alegre e coordenador geral do FME, na cerimônia de lançamento. As inscrições para o FME 2003 são feitas apenas pelo site www.forummundialdeeducacao.com.br
Emergência na enfermagem
Os alunos no 4o ano (7¼ e 8¼ períodos) de enfermagem da Universidade Federal do Paraná estão com aulas reduzidas: faltam professores para matérias como clínica médica, centro cirúrgico e administração. Até aí, sem grandes novidades, lembrando da situação de outras universidades públicas. A inovação da UFPR é a (não) solução da crise: os alunos ficam em casa, sem aulas e sem perspectiva de reposição. Alunos do 8¼ período já ficaram sem várias disciplinas no último semestre, a faculdade simplesmente não fala em reposição de aula. Fica a pergunta: você se trataria com um(a) enfermeiro(a) que não estudou clínica médica?
Pérola:
"Estou convencido de que muitos cursos de formação de ciências humanas podem ser feitos em menos tempo. Não podemos obrigar alunos a pagarem um ano a mais se eles poderiam completar os estudos em três anos." Edson Nunes, do Conselho Nacional de Educação.
Suscribirse a:
Comentarios de la entrada (Atom)
De olho no Big Brega Brasil 2 - TELEVISÃO 22 - CEARÁ
- http://www.youtube.com/watch?v=R5DTU0NPTEw&feature=related
- http://www.youtube.com/watch?v=T05c0jnuR-U&feature=related
- http://www.youtube.com/watch?v=FaEFDFg90Hw&feature=related
- http://www.youtube.com/watch?v=15fLlkFJXHg&feature=related
- http://www.youtube.com/watch?v=cK8hhb-UdHQ&feature=related
- http://www.youtube.com/watch?v=R6ntJqIrmKg&feature=related
- http://www.youtube.com/watch?v=Wty3M8rI1ns&feature=related
- http://www.youtube.com/watch?v=QIIbhKR7nHA&feature=related
- http://www.youtube.com/watch?v=J73lwuAPArY&NR=1
- http://www.youtube.com/watch?v=riQ8BsZA5-U&feature=related
- http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=BIG+BREGA+II+NA+TV+DI%C3%81RIO&meta=
- http://www.youtube.com/watch?v=Wty3M8rI1ns
- http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=409154
- http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=398622
SHOW DE HUMOR NA TV 22
- http://verdesmares.globo.com/tvdiario/index_redirect_url.asp?main=noticia.asp?codigo=65228&Modulo=492
- http://verdesmares.globo.com/tvdiario/index_redirect_url.asp?main=noticia.asp?codigo=65228&Modulo=492
- http://verdesmares.globo.com/tvdiario/index_redirect_url.asp?main=noticia.asp?codigo=65228&Modulo=492
- http://verdesmares.globo.com/tvdiario/index_redirect_url.asp?main=noticia.asp?codigo=65228&Modulo=492
DESPACHO DO JUIZ - MANDADO DE SEGURANÇA UVA 2008 0020 6950 0/0
RIO GRANDE DO NORTE - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA -
Nº CONTROLE
AI-029
DIREITO PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO DE INSTRUMENTO CONTRA DESPACHO QUE RECEBEU RECURSO DE APELAÇÃO APENAS EM SEU EFEITO DEVOLUTIVO, CONFORME ART. 520, VII, DO CPC, ACRESCENTADO PELA LEI 10.352/01. NATUREZA DE DECISÃO INTERLOCUTÓRIA, DO QUE SE EXTRAI O CABIMENTO DO AGRAVO. SENTENÇA QUE CONFIRMOU TUTELA ANTECIPADA, EMBORA SUSPENSA ANTERIORMENTE POR DECISÃO MONOCRÁTICA DE SEGUNDO GRAU. ESSA ÚLTIMA, EMBORA TENHA SIDO PROFERIDA POR MAGISTRADO DE SEGUNDA INSTÂNCIA, CARACTERIZA-SE POR SER DE COGNIÇÃO SUMÁRIA, NÃO TENDO CONDÃO DE REFORMAR A TUTELA ANTECIPADA CONCEDIDA PELO JUÍZO DE PRIMEIRO GRAU, MAS TÃO-SOMENTE SUSPENDER-LHE O CUMPRIMENTO. INAPLICABILIDADE, NO CASO, DO EFEITO SUBSTITUTIVO DAS DECISÕES DE SEGUNDA INSTÂNCIA, PREVISTO NO ART. 512 DO CPC, HAJA VISTA QUE O TRIBUNAL NÃO EXAMINOU O MÉRITO DA QUESTÃO. A SENTENÇA SUPERVENIENTE DETERMINA A PERDA DO OBJETO DO AGRAVO INTERPOSTO CONTRA A TUTELA ANTECIPATÓRIA, CONFORME POSIÇÃO QUE IMPERA NO STJ. APLICAÇÃO DO ART. 520, VII, DO CPC. PARECER PELO CONHECIMENTO E IMPROVIMENTO DO RECURSO DE AGRAVO DE INSTRUMENTO.
PROCURADORIA:
14ª
PROCURADOR:
HUMBERTO PIRES DA CUNHA
TIPO:
AGRAVO DE INSTRUMENTO
NÚMERO:
2004.000643-8
ORIGEM:
ÓRGÃO:
AGRAVANTE:
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA
AGRAVADO:
MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL
RELATOR:
DESª JUDITE NUNES
DATA:
OBS:
PARECER N. º 13/2004
AI-029
DIREITO PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO DE INSTRUMENTO CONTRA DESPACHO QUE RECEBEU RECURSO DE APELAÇÃO APENAS EM SEU EFEITO DEVOLUTIVO, CONFORME ART. 520, VII, DO CPC, ACRESCENTADO PELA LEI 10.352/01. NATUREZA DE DECISÃO INTERLOCUTÓRIA, DO QUE SE EXTRAI O CABIMENTO DO AGRAVO. SENTENÇA QUE CONFIRMOU TUTELA ANTECIPADA, EMBORA SUSPENSA ANTERIORMENTE POR DECISÃO MONOCRÁTICA DE SEGUNDO GRAU. ESSA ÚLTIMA, EMBORA TENHA SIDO PROFERIDA POR MAGISTRADO DE SEGUNDA INSTÂNCIA, CARACTERIZA-SE POR SER DE COGNIÇÃO SUMÁRIA, NÃO TENDO CONDÃO DE REFORMAR A TUTELA ANTECIPADA CONCEDIDA PELO JUÍZO DE PRIMEIRO GRAU, MAS TÃO-SOMENTE SUSPENDER-LHE O CUMPRIMENTO. INAPLICABILIDADE, NO CASO, DO EFEITO SUBSTITUTIVO DAS DECISÕES DE SEGUNDA INSTÂNCIA, PREVISTO NO ART. 512 DO CPC, HAJA VISTA QUE O TRIBUNAL NÃO EXAMINOU O MÉRITO DA QUESTÃO. A SENTENÇA SUPERVENIENTE DETERMINA A PERDA DO OBJETO DO AGRAVO INTERPOSTO CONTRA A TUTELA ANTECIPATÓRIA, CONFORME POSIÇÃO QUE IMPERA NO STJ. APLICAÇÃO DO ART. 520, VII, DO CPC. PARECER PELO CONHECIMENTO E IMPROVIMENTO DO RECURSO DE AGRAVO DE INSTRUMENTO.
PROCURADORIA:
14ª
PROCURADOR:
HUMBERTO PIRES DA CUNHA
TIPO:
AGRAVO DE INSTRUMENTO
NÚMERO:
2004.000643-8
ORIGEM:
ÓRGÃO:
AGRAVANTE:
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA
AGRAVADO:
MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL
RELATOR:
DESª JUDITE NUNES
DATA:
OBS:
PARECER N. º 13/2004
Ministério Público Federal - AÇÃO CIVIL PÚBLICA FEDERAL CONTRA A UVA - CEARA
O Ministério Público Federal, pelos Procuradores da República signatários, no uso de suas atribuições constitucionais e legais, com fulcro no art. 129, III, da Constituição Federal de 1988, bem como nos dispositivos pertinentes da Lei n° 7.347/85 e Lei Complementar n° 75/93, vem, perante Vossa Excelência, propor a presente AÇÃO CIVIL PÚBLICA com pedido de ANTECIPAÇÃO DE TUTELA em face da: FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ, fundação universitária de direito público do Estado do Ceará, com sede na Av. Da Universidade, nº850, Betânia, Sobral, Estado do Ceará e núcleo em Recife situado na Av. Guararapes, 131, Santo Antônio, Recife/PE; e
INSTITUTO SUPERIOR DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO – ISEAD, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n. 05.013.101/0001-10, com sede à Av. Conselheiro Rosa e Silva, 1460, sala 1301, Aflitos, Recife/PE.
2008.0019.1727-3/0 - MANDADO DE SEGURANCA
2008.0019.1727-3/0 - MANDADO DE SEGURANCA
Data do Protocolo: 09/06/2008 14:55
Órgão Julgador: 3ª VARA DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE FORTALEZARelator: 3ª VARA DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE FORTALEZA
Impetrante : CESAR AUGUSTO VENANCIO DA SILVA
Impetrante : REJANE SOARES SILVA
Impetrante : GLEICILENE LOPES DA SILVA
Impetrante : VANESSA TEIXEIRA GOMES
Impetrante : JOSE JULIANO MAIA DE SOUSA
Impetrante : KILSON TIMBO DE AQUINO
Impetrante : RAFAELA VIEIRA SOARES
Impetrante : LUCILANI DA SILVA GONZAGA
Impetrante : NORMA LIDUINA SOUZA PORTELA
Impetrante : MARIA ELIZABETH FERREIRA DO
NASCIMENTO
Impetrante : KLEITON LIMA SILVA
Impetrado : UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU
Localização: 3ª VARA DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE FORTALEZA Remessa:09/06/2008 Recebimento:19/06/2008
Última Movimentação: CONCLUSO Em:19/06/2008
Órgão Julgador: 5ª VARA DA FAZENDA PÚBLICA FORTALEZA - 2008.0020.6962-4/0 - MANDADO DE SEGURANCA
UNIVERSIDADE UVA - ASSOCIADOS DO DCEUVARMF QUE ESTÃO NO PROCESSO - ADVOGADO GILBERTO MIRANDA - OAB 3205 -
2008.0020.6962-4/0 - MANDADO DE SEGURANCA
Data do Protocolo: 19/06/2008 15:35
Órgão Julgador: 5ª VARA DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE FORTALEZARelator: 5ª VARA DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE FORTALEZA
Impetrante : LUCIANA GOMES DE ANCHIETA
Impetrante : MARIA SUELI BRAGA PACHECO DE OLIVEIRA
Impetrante : MARIA DO CARMO DE ALMEIDA FREITAS
Impetrante : IRISMAR LETIERES DIAS DE ARAUJO
Impetrante : MARIA ROSANGELA DE FONTES SOUSA
Impetrante : IZABEL COSTA SALES CAMPOS
Impetrante : NATALIA QUEIROZ DA SILVA
Impetrante : MARTA LUCIA BARBOSA GUIMARAES
Impetrante : LUZIMAR CORDEIRO DA SILVA
Impetrado : UNIVERSIDADE VALE DO ACARAU
Localização: 5ª VARA DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE FORTALEZA Remessa:19/06/2008 Recebimento:
Última Movimentação: DISTRIBUIÇÃO AUTOMÁTICA Em:19/06/2008
2008.0020.6962-4/0 - MANDADO DE SEGURANCA
Data do Protocolo: 19/06/2008 15:35
Órgão Julgador: 5ª VARA DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE FORTALEZARelator: 5ª VARA DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE FORTALEZA
Impetrante : LUCIANA GOMES DE ANCHIETA
Impetrante : MARIA SUELI BRAGA PACHECO DE OLIVEIRA
Impetrante : MARIA DO CARMO DE ALMEIDA FREITAS
Impetrante : IRISMAR LETIERES DIAS DE ARAUJO
Impetrante : MARIA ROSANGELA DE FONTES SOUSA
Impetrante : IZABEL COSTA SALES CAMPOS
Impetrante : NATALIA QUEIROZ DA SILVA
Impetrante : MARTA LUCIA BARBOSA GUIMARAES
Impetrante : LUZIMAR CORDEIRO DA SILVA
Impetrado : UNIVERSIDADE VALE DO ACARAU
Localização: 5ª VARA DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE FORTALEZA Remessa:19/06/2008 Recebimento:
Última Movimentação: DISTRIBUIÇÃO AUTOMÁTICA Em:19/06/2008
REGILA WANUSKA OLIVEIRA DE SOUSA. 6883. 10-PROFESSOR CRECHE
- http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=REGIA+WANUSKA+OLIVEIRA+DE+SOUSA&start=30&sa=N&filter=0
- http://wwwjuizarbitral.blogspot.com/2008/01/informe-tcnico-95172-arbitragem.html
- http://www.imparh.ce.gov.br/concursos/resultado%20prof.%20substituto%20classific%E1veis%20FINAL.pdf
- http://wwwdceuvarmfescritorio1.blogspot.com/
- http://wwwdceuvarmfescritorio1.blogspot.com/2007_07_01_archive.html
- http://www.imparh.ce.gov.br/concursos/LOCAIS%20DE%20PROVAS_PS2.pdf
- http://wwwdceuvarmfeditais2007.blogspot.com/2007/06/ofcio-no-357808590-2007-3aprcii_02.html
- http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=REGIA+WANUSKA+OLIVEIRA+DE+SOUSA&meta=
- http://www.sme.fortaleza.ce.gov.br/userfiles/file/editaldeconvocacao.swf
CIDADE DE RECIFE/PE - DCEUVARMF
ACOMPANHE O PROCESSO NO ESTADO DE PERNAMBUCO - CONTACTE COM O LÍDER DO DCEUVARMF EM RECIFE.
BIBLIOTECA VIRTUAL
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Biblioteca
- http://www.unesp.br/cgb/index_portal.php
- http://biblioteca.estacio.br/
- http://www.senado.gov.br/sf/biblioteca/default.asp
- http://biblioteca.ibge.gov.br/
- http://voip.uol.com.br/namorados/
- http://www.bn.br/site/default.htm
- http://biblioteca.uol.com.br/
- http://wwwbibliotecadceuvarmf.blogspot.com/
Autorização / Reconhecimento de Curso...
- http://www.educacaosuperior.inep.gov.br/situacao_legal.stm
- http://www.educacaosuperior.inep.gov.br/orientacao.stm
- http://www.educacaosuperior.inep.gov.br/avaliacao_instituicao.stm
- http://www.educacaosuperior.inep.gov.br/funcional/busca_curso.stm
- http://www.educacaosuperior.inep.gov.br/curso.stm
- http://portal.mec.gov.br/sesu/index.php?option=com_content&task=view&id=891&Itemid=549
JUSTIÇA FEDERAL DO TRABAHO, MANTÊM SENTENÇA DO JUIZ ARBITRAL CÉSAR VENÂNCIO, NO CASO SINGMEC. 8aVJF
- http://www.trt7.gov.br/consultaProcessual/publicacoes.aspx?arquivo=DocAcordao.aspx&ano=2006&numero=2535&nr_doc=453&ano_doc=2007
- http://www.trt7.gov.br/consultaProcessual/index.html
- http://www.trt7.gov.br/consultaProcessual/index.html
- http://www.trt7.gov.br/consultaProcessual/publicacoes.aspx?arquivo=DocAcordao.aspx&ano=2007&numero=1304&nr_doc=1847&ano_doc=2007
- http://www.trt7.gov.br/consultaProcessual/index.html
- http://www.trt7.gov.br/consultaProcessual/index.html
- http://www.trt7.gov.br/consultaProcessual/publicacoes.aspx?arquivo=DocDespachoSentenca.aspx&municipio=1&junta=8&Ano=2005&Numero=592&Data=23/11/2007 09:14:53
- http://www.trt7.gov.br/consultaProcessual/index.html
- http://www.trt7.gov.br/
- http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=TRIBUNAL+REGIONAL+DO+TRABALHO+S%C3%89TIMA+REGI%C3%83O&meta=
JUSTIÇA ARBITRAL - PROCESSO 942/2007. Relator César Venâncio. PROJETO JUSTIÇA ALTERNATIVA -
- http://wwwjuizarbitral.blogspot.com/2008/01/informe-tcnico-95172-arbitragem.html
- http://wwwjusticaarbitralgabcavs.blogspot.com/
- http://wwwsentencaarbitralcesarvenancio.blogspot.com/
- http://wwwprocesso1245gmf.blogspot.com/2008/04/processo-12452008.html
- http://atadeposse.blogspot.com/
- http://wwwprocesso1081.blogspot.com/2008_04_01_archive.html
- http://www21eleicaosindicato.blogspot.com/
- http://www.blogger.com/profile/16102153223621916758
- http://www.guardasmunicipais.com.br/guardasmunicipais/associacoes/associacoes.php
- http://wwwsindicatocomissaoeleitoral.blogspot.com/2007/09/edital-de-convocao.html
- http://www.aspec.com.br/clientes/mostra_relatorio.php?cdenti=CE220&cdrela=565&dataref=1999-12-30
- http://guardamunicipaldefortaleza.blogspot.com/2008/02/fundo-de-participao-e-reserva.html
- http://wwwsingmeg.blogspot.com/2007/12/sindmeg-apresenta-suas-propostas-para.html
- http://singmec.blogspot.com/2007/08/eventos.html
- http://fundodeparticipacao.googlepages.com/
- http://wwwsindicatocomissaoeleitoral.blogspot.com/2007/09/ofcio-no-618552007-cesingmecja.html
HINOS DE DIVERSAS NAÇÕES. HINO NACIONAL BRASIEIRO NA VOZ DE VICENTE CELESTINO
CONTA COELCE - MEDIDOR 132 90 199 - FORTALEZA - RUA DR. FERNANDO AUGSTO 119. CASA "A"
MARIVÂNIA DE SOUSA LEITE - ASSOCIADA. COLOU GRAU. NÚCLEO JÚLIA JORGE
ESCRITÓRIO VIRTUAL - SECRETÁRIA GERAL DO DCEUVARMF
OFÍCIOS DO DCEUVARMF PUBLICADOS NA INTERNET. DOS ANOS DE 2004/2008
- http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=OF%C3%8DCIOS+DO+DCEUVARMF&start=100&sa=N&filter=0
- http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=OF%C3%8DCIOS+DO+DCEUVARMF&start=90&sa=N&filter=0
- http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=OF%C3%8DCIOS+DO+DCEUVARMF&start=80&sa=N&filter=0
- http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=OF%C3%8DCIOS+DO+DCEUVARMF&start=70&sa=N&filter=0
- http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=OF%C3%8DCIOS+DO+DCEUVARMF&start=60&sa=N&filter=0
- http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=OF%C3%8DCIOS+DO+DCEUVARMF&start=50&sa=N&filter=0
- http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=OF%C3%8DCIOS+DO+DCEUVARMF&start=40&sa=N&filter=0
- http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=OF%C3%8DCIOS+DO+DCEUVARMF&start=30&sa=N&filter=0
- http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=OF%C3%8DCIOS+DO+DCEUVARMF&start=20&sa=N&filter=0
- http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=OF%C3%8DCIOS+DO+DCEUVARMF&start=10&sa=N&filter=0
- http://www.google.com.br/search?q=OF%C3%8DCIOS+DO+DCEUVARMF&hl=pt-BR&filter=0
Centro de Pesquisa de Estudos da Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência.
KÁTIA CILENE SOARES DOS SANTOS. ASSOCIADA AO DCEUVARMF - PESQUISA REDIRECIONADA.
- http://wwwdceuvarmfeditais2007.blogspot.com/2007/06/ofcio-no-357808590-2007-3aprcii_02.html
- http://wwwrematricula2008.blogspot.com/2007_12_01_archive.html
- http://wwwrematricula2008.blogspot.com/2007/12/listagem-ser-alterada-por-conta-da.html
- http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=CATIA+CILENE+SOARES+DOS+SANTOS+DO+DCEUVARMF&meta=
NATÁLIA QUIROZ DA SILVA - ASSOCIADA AO DCE UVA RMF - PROCURAÇÃO
- http://www.google.com.br/search?q=NAT%C3%81LIA+QUIROZ+DA+SILVA&hl=pt-BR&sa=2
- http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=CONSELHO+ESTADUAL+DE+EDUCA%C3%87%C3%83O+DO+CEAR%C3%81+RECONHECE+A+UNIVERSIDADE+ESTADUAL+VALE+DO+ACARA%C3%9A&meta=
- http://wwwprocuracao1.blogspot.com/2008/05/natalia-queiroz-da-silva-texto-da.html
Requerido (s) GEORGE LUIZ ALMEIDA. RELATOR. César Venâncio - COMISSÁO DE JUSTIÇA E CIDADANIA
PROCESSO DAS ISENÇÕES - TRF5a. RG - PROCESSO Nº 2002.81.00.013652-2
EPIFÂNIO DE QUEIROZ LOURO NETO - DESPACHO n.o. 127104/2008.
PROCESSO DE ISENÇÃO DE TAXAS E MENSALIDADES DA UVA - NO TRIBUNAL FEDERAL... TRF5a RG - PERNAMBUCO.
- http://www.trf5.gov.br/processo/2001.05.00.041763-0
- http://www.trf5.gov.br/cp/cp.do
- http://www.trf5.gov.br/archive/2004/10/200181000209508_20041018.pdf
- http://www.trf5.gov.br/processo/2001.81.00.020950-8
- http://www.trf5.gov.br/processo/2002.05.00.028956-4
- http://www.trf5.gov.br/archive/2007/12/200581000068876_20071213.pdf
- http://www.trf5.gov.br/processo/2005.81.00.006887-6
- http://www.trf5.gov.br/processo/2001.05.00.037140-9/01
- http://www.trf5.gov.br/processo/2001.05.00.037140-9/01
- http://www.trf5.gov.br/processo/2001.05.00.032018-9/01
- http://www.trf5.gov.br/processo/2001.05.00.031026-3
- http://www.trf5.gov.br/cp/cp.do
- http://www.trf5.gov.br/
JUSCILENE CALIXTO - DESPACHO n.o. 127103/2008.
CARLOS ABREU DA SILVA - DESPACHO n.o. 127102/2008.
ISENÇÃO DE TAXAS E MENSALIDADES NA UNIVERSIDADE PÚBLICA UVA - 2002.81.00.013652-2 - ACPMPF
- http://www.prce.mpf.gov.br/g3i/?operacao=documPJ&frm_pj_nro=2002.81.00.013652-2&site=1
- http://www.prce.mpf.gov.br/g3i/?operacao=acompPJ&frm_pj_nro=2002.81.00.013652-2&site=1
- http://www.prce.mpf.gov.br/g3i/?operacao=movimPJ&frm_pj_nro=2002.81.00.013652-2&site=1
- http://www.prce.mpf.gov.br/g3i/?operacao=partePJ&frm_pj_nro=2002.81.00.013652-2&site=1
PROCURADORIA REGIONAL DA REPÚBLICA - AÇÕES EM DESFAVOR DA UNIVERSIDADE "PÚBLICA" - UVA/RMF/ E CE.
- http://www.prce.mpf.gov.br/g3i/?operacao=documPJ&frm_pj_nro=2002.81.00.009569-6&site=1
- http://www.prce.mpf.gov.br/g3i/?operacao=acompPJ&frm_pj_nro=2002.81.00.009569-6&site=1
- http://www.prce.mpf.gov.br/g3i/?operacao=movimPJ&frm_pj_nro=2002.81.00.009569-6&site=1
- http://www.prce.mpf.gov.br/g3i/?operacao=partePJ&frm_pj_nro=2002.81.00.009569-6&site=1
- http://www.prce.mpf.gov.br/g3i/?operacao=ope_acv_ini&site=1
TIAGO MARQUES DOS SANTOS E OUTROS - TURMA MARIA HELENA RODRIGUES DE SALES
EDITAL 302/2008 - DISPÕE SOBRE A APROVAÇÃO DE AÇÕES JUDICIAIS EM DESFAVOR DA UNIVERSIDADE UVA
HABEAS CORPUS - INTRANET DO DCEUVARMF
- http://www.blogger.com/profile/16102153223621916758
- http://wwwedital197dceuvarmf.blogspot.com/
- http://wwwdceuvarmfeditais2007.blogspot.com/
- http://habeascorpus-processo10492007.blogspot.com/
- http://wwwoficio.blogspot.com/
- http://intranetdoescritriovirtual.blogspot.com/
- http://www.blogger.com/profile/16102153223621916758
ATA DE REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA COMISSÃO DE JUSTIÇA E CIDADANIA
ROBERTO CARLOS - MÚSICA POPULAR BRASILEIRA
GRAÇA XIMENES CARVALHO CAFÉ. ALAN BRAZ BATISTA E OUTROS.
LUCIANA GOMES DE ANCHIETA MARQUES. MARIA SUELI BRAGA PACHECO DE OLIVEIRA E OUTRAS
Orlando Garcia da Silva nasceu no Rio de Janeiro RJ em 03 de Outubro de 1915.
Orlando Silva - MÚSICA POPULAR BRASILEIRA. By Historiador César Venâncio.
- http://app.uol.com.br/radiouol/linklista.php?playlist=Orlando_Silva
- http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=ORLANDO+SILVA&meta=
- http://www.mpbnet.com.br/musicos/orlando.silva/letras/enquanto_houver_saudade.htm
- http://www.mpbnet.com.br/musicos/orlando.silva/letras/pagina_de_dor.htm
- http://www.mpbnet.com.br/musicos/orlando.silva/letras/aos_pes_da_cruz.htm
- http://www.mpbnet.com.br/musicos/orlando.silva/index.html
HISTÓRIA MUNDIAL DA MÚSICA "REVOLUCIONÁRIA"
TRF5aRG - Av.Martin Luther King, S/N-Edifício Ministro Djaci Falcão-Cais do Apolo-Recife-PE
- http://www.trf5.gov.br/noticias/1145/justica_federal_suspende_vestibular_de_medicina_em_garanhuns.html
- http://200.166.132.21/consultaProcessual/respostaConsultaProcessual.asp
- http://200.166.132.21/consultaProcessual/consultaProcessual.asp
- http://www.jfce.gov.br/internet/index.jsp
- http://www.trf5.gov.br/
ACESSE AO HOTMAIL... REDIRECIONADO VIA DCEUVARMF. NÃO TÊM ? CRIE.
GRAÇA XIMENES CARVALHO CAFÉ E OUTROS.
KATYANY LEYLY FERREIRA DE SOUSA E OUTROS.
JOSÉ DIOGO JUNIOR E OUTROS
EPIFÂNIO DE QUEIROZ LOURO NETO - EDUCAÇÃO FÍSICA - CAUCAIA. E OUTROS.
EFIGÊNIA DE QUEIROZ MARTINS - NÚCLEO FAMETRO. E OUTROS
FRANCISCA ALMIRA DE CASTRO FERREIRA, e outros
GOOGLE... DIGITE DCEUVARMF E PESQUISE...
PESQUISE SOBRE O DCEUVARMF NO GOOGLE...
CPF - SITUAÇÃO DE REGULARIDADE DOS ASSOCIADOS DO DCEUVARMF QUE ESTÃO NOPROCESSO DA ISENÇÃO
CPF SUSPENSO - SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL... CERTIDÕES E OUTROS DOCUMENTOS FISCAIS...
- http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATCTA/cpf/ConsultaPublica.asp
- http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATCTA/CPF/Fisica.htm
- http://www.receita.fazenda.gov.br/Novidades/Informa/LeiaMaisCPF/3.htm
- http://www.receita.fazenda.gov.br/Novidades/Informa/LeiaMaisCPF.htm
- http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATCTA/CPF/default.htm
- http://www.receita.fazenda.gov.br/RFB.asp
HISTÓRIA VIVA DO ROCK - JIMI XENDRIX - VÍDEOS PARA SE ENTRETER...
- http://www.lastfm.com.br/music/Janis+Joplin
- http://www.lastfm.com.br/join/
- https://www.last.fm/login/?lang=pt&backto=http%3A%2F%2Fwww.lastfm.com.br%2Flogin%3Furl%3Dhttp%3A%2F%2Fwww.lastfm.com.br%2Fmusic%2FThe%2BJimi%2BHendrix%2BExperience%2F%2Bvideos%2F%2B1-UgFdisdH7Us&withsid
- http://www.lastfm.com.br/music/The+Jimi+Hendrix+Experience/+videos/+1-UgFdisdH7Us
- http://www.lastfm.com.br/music/Jimi+Hendrix/+videos/+1-RD7s4i_X-p0
- http://www.lastfm.com.br/music/Jimi+Hendrix/+videos/+1-cnFSaqFzSO8
SISTEMA PARA ENVIAR MENSAGEM VIA CELULAR OI
SITE DO DCEUVARMF 2008 - CONTÉM RELATÓRIOS DIVERSOS
EDITAL 301/2008 - DISPÕE SOBRE A APROVAÇÃO DE AÇÕES JUDICIAIS CONTRA A UVA A SER SUBSIDIADA.
MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO DCE VOLUME 1
FRANCISCA ALMIRA DE CASTRO FERREIRA
CLÁUDIO PEREIRA DOS SANTOS
ORDEM DE SERVIÇO (Pagamento dos serviços com verbas dos associados)
Archivo del Blog
-
▼
2008
(102)
- ► septiembre (6)
-
▼
junio
(29)
- PRESTAÇÃO DE CONTA PARCIAL - PROTOCOLO 127620/2008
- FRANCISCA AQUINO BENEDITO - NEILA MARIA CABRAL CAM...
- francisca almira de castro ferreira - processo jud...
- JUSTIÇA DECIDE: UVA É PUBLICA. A Universidade do V...
- O REITOR DA UVA É DONO DA FAMETRO E ASSINOU UM CON...
- A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em S...
- A UVA (Universidade Estadual Vale do Acaraú), com ...
- Ação Civil Pública - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADU...
- A Justiça concedeu Liminar atendendo ao solicitado...
- Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. 25/06/200...
- UVA funciona em Pernanmbuco e UVA funciona em Goiá...
- O pleno do Tribunal de Justiça do Ceará empossou, ...
- PROCESSO 2004.81.00.010234-0 - Intimação do Estado...
- DIREITO TORTO. JUSTIÇA FEDERAL fecha curso incubad...
- SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL JULGARAR PROCESSO POR ABE...
- Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras ...
- LEI Nº 11.700, DE 13 JUNHO DE 2008. Acrescenta inc...
- PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA VETA PROJETO DE LEI FEDER...
- INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO, EDUCACAO E CULTURA D...
- INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO, EDUCACAO E CULTURA D...
- IPED SE APRESENTA COMO ASOCIAÇÃO, MAIS OS DOCUMENT...
- CADASTRO DA UVA NA RECEITA FEDERAL - UNIVERSIDADE ...
- AVISO AOS ASSOCIADOS - ASSESSORIA JURÍDICA INFORMA...
- Casa Civil da Presidência da República - http://w...
- 2. 2004.0016.0839-1/0 APELAÇÃO CÍVEL. MENSALIDADE...
- 1. INADIMPLEMENTO DAS MENSALIDADES ESCOLARES. RENO...
- PODER JUDICIÁRIO - UVA É PÚBLICA.
- Universidade Estadual do Vale do Acaraú - UVA
- DESTINADO A PUBLICAÇÃO RESUMIDA DOS ATOS DO DCEUVA...
No hay comentarios.:
Publicar un comentario